Blog do TM

sábado, dezembro 02, 2006

Crimes via Internet

Hoje os crimes via internet são mais comuns do que possamos imaginar, eles estão presentes de todas as formas, eu mesmo já fui vítima de um, no caso foi de Difamação, mas acabei não indo adiante pois a delegacia em que eu fui não tinha como identificar a pessoa, pois foi através do site Orkut e ai teriam de entrar em contato a Google que é dona do Orkut e esta localizada nos Estados Unidos. De acordo com a 4º Delegacia de Crimes Eletrônicos do Deic, a pessoa que comete Difamação está sujeita a pena de 3 meses a 1 ano de de detenção e multa, no meu caso a pessoa me enviou um e-mail ameaçando me difamar e xingando, mas essa pessoa deu sorte porque foi pelo Orkut.
 
VÍTIMAS FAMOSAS
 
A senadora Heloísa Helena do PSOL/AL, que foi candidata a Presidência da República e recebeu quase 7% dos votos em todo o país, também sofreu Difamação, um site publicou uma fotomontagem dela a um corpo de uma mulher semi-nua. Por este motivo a senadora chorou em discurso no dia 11 de Outubro. Segundo a própria senadora, ela vai processar o site sim, mais quer que a indenização seja doada uma instituição.
 
RANKING DOS CRIMES MAIS COMUNS PELA INTERNET
 
1º Crimes contra a honra: Calúnia, Injúria e Difamação;
2º Furto através de fraude: Roubo de senha bancárias - Tipo quando você recebe um e-mail de um hacker fazendo se passar por exemplo pela Receita Federal e nele te induz a clicar em um link para que assim instale um programa que no seu PC que seja capaz de roubar suas senhas;
3º Pedofilia;
4º Falsa Identidade e Tráfico de Drogas.
 
O ORKUT
 
O Orkut parece ser o paraíso para quem quer cometer alguns desses crimes, de acordo com o Jornal Agora SP, a empresa mantem equipes monitorando o site e que faz uma campanha de conscientização dos usuários a manter o Orkut mais limpo.
 
O QUE FAZER ?
 
Se você sofre esse tipo de crime, pelo menos tente ir atrás dos seus direitos, ninguém tem o direito de ofender a moral de ninguém. E você também pode denunciar crimes que você viu na internet ou no Orkut, é só acessar: http://www.denunciar.org , e se for contra você, procure uma delegacia especializada em crimes virtuais.
 
 
"NÃO LAMENTE PELO SOL ARDENTE. PLANTE UMA ÁRVORE. AMANHÃ OS SEUS DESCENDENTES DESFRUTARÃO DA SUA SOMBRA.", Carlito Silva